Será que barra de cereal e de proteína são complementares? Ou são o mesmo alimento? Quem é iniciante em alimentação saudável pode acreditar que há pouca diferença entre as duas ou não entender para quais momentos cada uma é indicada.

Neste artigo, não vão restar dúvidas sobre a definição e, o mais importante, de que forma devem ser consumidas para você ter uma vida surreal.

Barra de cereal ou proteína: qual a diferença?

A principal diferença entre barra de cereal e proteína é a composição. Como o nome indica, barra de cereal tem como base cereais (castanhas, sementes de girassol e outros). Já a barra de proteína, a proteína é o nutriente principal.  Ela está no soro de leite nas barras tradicionais e na  ervilha, arroz e outros nas barras de proteína veganas.

Essa diferença traz mudanças significativas para o corpo. No entanto, os dois têm semelhanças também. 

O que barra de proteína e cereal têm em comum?

A confusão entre barra de cereal e proteína justifica-se, pois se parecem em alguns pontos. As duas são chamadas de barras energéticas, aquele up que às vezes precisamos durante o dia. Ambas dão energia a quem as consome. Se parecem bastante na aparência, vêm embaladas (via de regra), no mesmo formato (retangular), são práticas para consumir.

Como benefícios em comum, possuem o fato de serem mais saudáveis do que outros lanches rápidos como salgados, doces, bolachas, entre outros.

Mas, para decidir qual você vai consumir é preciso entender os prós e contras de cada uma, como vamos mostrar agora.

Vantagens barra de cereal

As barrinhas de cereal não ficaram populares à toa. Além de compartilharem diversas vantagens com as barras de proteína, elas têm alguns benefícios de destaque.

Fonte de nutrientes

Por serem compostas de cereais, trazem diversos micronutrientes na composição. As vitaminas A, D e E são os nutrientes mais presentes, a composição varia de acordo com os ingredientes de cada barrinha de cereal. Diferente dos macronutrientes, os micronutrientes são os minerais e vitaminas. O corpo precisa deles em menor quantidade do que dos macronutrientes. No entanto, eles também são essenciais para ter um corpo preparado para uma vida surreal.

Fibras

As fibras são macronutrientes que não são absorvidas pelo organismo, mas que fazem toda diferença para uma vida mais saudável. Eles regulam as funções do intestino e fazem a gordura e outros nutrientes serem absorvidos em menor quantidade. Nas barras de cereal, eles estão presentes nas castanhas, sementes de girassol e outros ingredientes do alimento.

Energia de rápida absorção

As barras de cereal são excelentes fontes de energia rápida. Assim, esse lanche é uma opção para momentos de queda da glicose no sangue, longas caminhadas (travessias e trecking), trilhas e outros momentos. 

No pré-treino e pós-treino também pode ser uma boa pedida, principalmente se o exercício for aeróbico. Mas, nesse caso, analise as vantagens das barras proteicas antes comparadas às barras de cereal. 

Desvantagens

Menor saciedade

A base das barras de cereal é composta, em maior parte, por carboidrato. Por isso, para pessoas que desejam maior saciedade, ela pode não ser a melhor opção quando comparada às protein bars. A composição com mais proteína dá maior saciedade.

Elas tendem a ter um índice glicêmico maior do que as barras proteicas também. Ou seja, a glicose é liberada mais rápido no organismo, o que favorece o acúmulo de gordura.

Constipação (quando não acompanhada de ingestão de água)

Outro ponto de atenção é à constipação intestinal. No entanto, isso só acontece quando você consome uma quantidade de alimentos ricos em fibras sem aumentar a quantidade de água que ingere diariamente. 

Mas se equilibrar esse consumo, o efeito será contrário, seu intestino irá funcionar melhor. A pele e cabelos também tendem a ficar mais saudáveis.

Vantagens da barra de proteína

Elas são aliadas de quem quer manter ou melhorar a saúde, pois trazem muitos benefícios para quem as ingere.

Saciedade

As barrinhas de proteína proporcionam alta saciedade. A composição, com a maior parte de proteínas, completada pelas fibras e carboidratos em equilíbrio tornam o lanche excelente para que você não sinta fome com tanta frequência. Assim, é um alimento excelente para inserir entre as refeições.

Lanche proteico

A proteína é um macronutriente presente em todo corpo. Deve ser ingerida em grande quantidade diariamente. Mas nem sempre é simples atingir as quantidades recomendadas, 1,5 gramas por quilo. 

Há barrinhas, como a Bold, com 20 gramas de proteína. Dessa maneira, torna-se mais fácil ingerir o nutriente fundamental para uma saúde perfeita.

Também há opções veganas. Na Bold, elas têm 17 gramas.

Todos os macronutrientes

As barrinhas proteicas também são fontes de todos os outros macronutrientes necessários para o homem: carboidrato, gordura e fibra. Nas melhores barras de proteína, a composição é balanceada. Afinal, nenhum excesso é benéfico para a saúde.

Um exemplo de composição equilibrada dos macronutrientes é:

  • 20 gramas de proteína
  • 19 gramas de carboidrato
  • 10 gramas de gorduras
  • 5 gramas de fibras

Essa é a composição das barrinhas Bold tradicionais. 

Colaboram com construção dos músculos

A composição das barras de proteína são excelentes para quem quer melhorar a distribuição entre massa magra e gordura no próprio corpo. Inclusive, ao ingerir uma barrinha no pré ou pós-treino evita-se o catabolismo, um processo em que o corpo retira energia do músculo para funcionar.

Barra de cereal ou proteína: qual a sua escolha?

O custo-benefício da proteína é maior, já que há diversos benefícios compartilhados com a barra de cereal. No entanto, a opção proteica traz mais saciedade e pode ajudá-lo a melhorar a composição corporal quando combinado com uma rotina alimentar e de exercícios adequada.

Isso não impede que você também consuma barras de cereal.

Lembre-se que ambos não substituem as principais refeições. Para serem aliados da saúde, você deve consumi-los de forma equilibrada. Este artigo também não substitui uma consulta nutricional, na qual suas necessidades individuais serão analisadas. Mas entender melhor sobre alimentação é o primeiro passo para ter uma vida saudável e surreal.

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