O beach tennis é a nova sensação do momento. A cada dia mais e mais pessoas são adeptas do novo esporte, que só foi se popularizar no Brasil a partir de 2008.
Ele surgiu na Itália na década de 80 como uma modalidade que traz elementos que misturam vôlei de praia com tênis de quadra e ganhou forças nas praias brasileiras e no clima tropical.
Semelhanças e diferenças com tênis tradicional
O jogo lembra muito o tênis tradicional, com exceção de que a bolinha não pode tocar o chão nenhuma vez (essa é uma das formas de marcar pontos), a rede é bem mais alta, com 1 m e 70 cm de altura. A área também é reduzida em comparação com o tênis de quadra, possui 16 metros de comprimento e 5 metros de largura no jogo simples (um contra um) e 16 m por 8 m no jogo em dupla.
O objetivo é passar a bola de uma vez por cima da rede sem deixar que escape da área demarcada, o adversário irá fazer o mesmo, tudo sem deixar cair no chão dentro da área do seu lado da rede. Simples, não é mesmo?
Mas quais as vantagens dessa modalidade de esporte? Os benefícios são muitos. A prática de exercícios é essencial para o bem-estar físico e emocional. Seus benefícios vão desde a melhora na circulação sanguínea e respiração, até a auto-estima e sensação de bem-estar.
Esses benefícios são, acima de tudo, potencializados ainda mais quando o assunto é praticar ao ar livre, como nos esportes de areia, que além de tudo ainda trazem a sensação de liberdade, de lazer e o contato com o clima e com a natureza.
Prática ao ar livre
O tênis de praia, ou beach tennis, traz todas as vantagens da prática de esportes ao ar livre. É uma excelente forma de misturar o bem-estar do corpo e da mente e os benefícios para a saúde, com o lazer e a diversão. O ambiente em movimento favorece a atenção, melhora os reflexos, exercita a concentração e ainda traz a sensação prazerosa de estar sob o céu aberto, principalmente em tempos em que muito do nosso tempo é gasto em frente a telas e em ambientes fechados, seja no trabalho, na escola ou mesmo em casa.
Buscar ambientes externos é uma ótima maneira de expandir os sentidos, melhorar a saúde mental e diminuir o estresse da vida moderna. Atividades físicas em geral são sempre positivas para a melhora do humor, a redução da ansiedade e do stress, melhoram a qualidade do sono, previnem doenças, diminuem o colesterol entre outros benefícios e todos estes são potencializados quando passamos para o ambiente externo.
Condicionamento físico e tonificação
Movimentar-se na areia exige muito mais esforço do que em uma quadra de silte, como no tênis tradicional, por exemplo. O fato da areia se deslocar quando sofre pressão dos pés, durante um impulso para nos movermos, diminui a capacidade de deslocamento do corpo, exigindo que façamos mais força, ou até mesmo demos mais passos, para chegar ao destino desejado. Isso faz com que os membros inferiores se tonifiquem de maneira mais rápida e mais eficiente, o que aumenta a força, reduz as chances de doenças cardiovasculares, estimula a circulação e favorece o sistema linfático e até mesmo o surgimento de novos vasos sanguíneos.
Além disso, o uso da raquete nesse esporte exige muito dos braços e dos músculos abdominais, aumentando a força e reduzindo teores de gordura na região do torso e membros superiores.
Ou seja, trata-se de um esporte completo que não só favorece a estética corporal como também melhora consideravelmente o condicionamento físico e a capacidade muscular de todo o corpo. A prática na areia ainda ajuda a evitar lesões e contusões, pois amortece os danos advindos de possíveis quedas ou o impacto de “mergulhos” para “salvar” a bola.
Vitamina D
Essa modalidade de esporte geralmente é praticada durante o dia, principalmente porque fica difícil acompanhar os rápidos movimentos da bolinha sem a devida iluminação, o que fica bem mais fácil à luz do sol.
Esse simples fato já é motivo de sobra para convencer quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens da prática deste esporte, pois a exposição controlada ao sol favorece a síntese de vitamina D, que ocorre com o contato dos raios ultravioletas com a pele. Essa vitamina é responsável principalmente pela calcificação dos ossos, e se faz fundamental para o fortalecimento do esqueleto. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como laticínios, peixes e frutos do mar, mas a exposição solar é essencial para a manutenção de bons níveis dessa substância
“Mano a mano” ou em dupla
Além das vantagens para a saúde mental e física, o esporte ainda é versátil e competitivo. É possível jogar na modalidade de dupla ou um contra um, a depender somente se você levou apenas um ou vários amigos para curtir a praia. Mais uma possibilidade de aumentar ainda mais a diversão é colocar mais amigos para praticar juntos. A possibilidade de jogar em duplas estimula o trabalho em equipe e exercita capacidades de comunicação e interação. Caso a turma esteja reduzida, existe a possibilidade de jogar “mano a mano” e fazer partidas mais rápidas.
Viu como esta modalidade de esporte é interessante? Vale lembrar que é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis e principalmente beber bastante água para aproveitar ao máximo os benefícios do esporte e do lazer ao ar livre, respeitando os limites do seu próprio corpo e as recomendações dos médicos e nutricionistas.
Agora que você já conhece um pouco do esporte e as vantagens e os benefícios do beach tennis, você já pode chamar os amigos e as amigas para curtir um sol na praia ou no clube, e levar as raquetes e a bolinha para curtir um lazer saudável na beira do mar ou mesmo na piscina!